DIA DA CONSCIÊNCIA NGRA, VERMELHA, BRANCA, AMARELA, PARDA

Hoje é celebrado no pais o dia da consciência  Negra. Comemoração em referência à morte de Zumbi dos Palmares – símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afro-brasileiro. Interessante que dos 5.570 municípios do País somente 1.047 adotaram a data como feriado, o que corresponde a 18,8% segundo a secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

Se tomarmos a direção Sul de nosso País, encontraremos por lá muitos ou quase todos imigrantes do leste da Europa. São Poloneses, Ucranianos, Pomeranos, Russos, Eslovenos e por aí vai. Se virmos como a terra prosperou por lá, ficamos encantados com o progresso desses povos, que chegaram com uma mão a frente e outra a trás, deixando seus vínculos para os escanteios da deslembranças.

eeeelederwe22d-1

Foi bem diferente com os afros. Foram enganados por cidadãos inescrupulosos, que enriqueceram como o transporte de escravos, quase nada pagando por esses figurantes e recebendo uma fortuna por seus futuros “donos”. Eles sulcaram nossas terras debaixo de sol inclemente. Produziram e morreram por longos anos. Nada foi lhes dado, a não ser sua própria liberdade muitas gerações depois.

O melhor mesmo, para que se faça justiça pelos fundadores de nossa nação, seria comemorarmos o dia da ”CONSCIÊNCIA HUMANA”, né não!

Pr. Paulo Matos Cruz

soboasnovas
Share
This

Post a comment