A universidade de São Paulo, vem sendo notícia em páginas policiais ultimamente.
Quem conheceu a USP pelo menos há trinta ou quarenta anos atrás, tinha o orgulho de ver o brilhantismo de seus estudantes. Lutavam com ardor pela democracia, e liberdade de expressão. Queriam seu país livre embarcado na rota da democracia.
Esses alunos de outrora, que hoje são avós, não sentem nenhum orgulho de seu novo campus. Abandono, vadiagem, gazetismo, uso indiscriminado de drogas, e muita violência diária. Até mesmo notícias de estupros dentro deste terreno sagrado do saber.
A USP, ela é um orgulho do academicismo nacional, sempre bem colocada no ranking das grandes universidades do mundo. Portanto, um símbolo da vitória de nossas gerações passadas. Tanto quanto os alunos, haviam professores, mestres e administradores, que lutavam empunhando a bandeira da democracia a frente, hoje as novas gerações, lutam pela liberação das drogas e ausência da polícia – autoridade constitucional.
Há algo muito estranho nas cabeças das pessoas de hoje, né não?!
Qual futuro nos espera, tendo estudantes e professores numa marcha constante de desmoralização de nossos antigos e bons valores – éticos e morais?!
Paulo Matos Cruz