– “Por que a minha casa está tão bagunçada, por que a minha vida está em desordem? E por mais que eu me aplico em organiza-la, maior é a bagunça que fica… Está ficando incontrolável!… Eu só gostaria de saber por que isto está acontecendo?!”

Esta é uma cena comum na vida de muitas pessoas… e esta situação pode está acontecendo com você agora. Já aconteceu comigo… e eu gostaria de te dar entendimento a ela, através do que tenho aprendido na Palavra de Deus.

O Salmo 90 foi escrito por Moisés e começa afirmando que o Senhor é o nosso refúgio em todo o tempo. Mas, o melhor está no verso 12:

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.”

A nossa vida está sempre cheia de compromissos, estresses, ocupações e preocupações…

– “Não tenho tempo para mais nada!” “Preciso de dias de 48 horas.”

Quando olhamos para o relógio as horas vão se dissolvendo… quando olhamos para o calendário os dias vão se escorrendo como arreia entre os dedos…

– “O que fazer?!”

No verso 4 está escrito:

“De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite.”

Existem 2 “timelines”, 2 linhas do tempo: A visível é a linha da nossa realidade (é a que todo mundo vê) e nela sempre estamos chorando pelo tempo que passou. E existe a outra linha – a invisível – é a linha do tempo do Eterno, é a linha das coisas espirituais e os dias não tem somente 24 horas. Mas, você precisa do Espírito de Deus para enxergá-la.

Então, preciso te ensinar a primeira coisa:

“Quem não sabe administrar o seu tempo… está sempre devendo tempo para Deus…”

As pessoas ficam presas no meio das coisas, vivendo no deslumbramento do mundo físico… e a oferta de coisas para te ocupar parece não ter fim…

E, além das físicas, ainda tem as virtuais…

As oportunidades de ficarmos algum tempo em silêncio com nós mesmos, parece aterrador… não conseguimos nos ouvir ou ouvir o invisível…

“Quem não sabe administrar o seu tempo… está sempre devendo tempo para Deus…” Por que vai tirar do seu tempo com o espiritual, com Deus.

A vida é uma questão de Preço vs Valor. E o negócio do inimigo é a sedução. Nos levar a se mover por desejos, por coisas, pelo preço…

E isto começou há muito tempo:

Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.” Gênesis 3:6

Os desejos estão ligados à preço (dinheiro), coisas… mas, Deus se move por valores… Então, você vive atrás do que Deus pode te dar ou do que Deus é?

Existem 3 parábolas conhecidas em Lucas 15: A ovelha perdida, a dracma perdida e o filho perdido.

Eu gostaria de te levar para dentro da parábola da Dracma perdida, através dos olhos da mulher que a perdeu…

A mulher da Dracma perdida ostentava e se orgulhava de suas dracmas… valiam muito dinheiro… causava inveja para suas amigas… Até o dia em que perdeu uma delas…

“Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre (saroo) a casa e procura atentamente, até encontrá-la?” Lucas 15:8

Ela se movia por dinheiro e a perda de um Dracma, a colocou num conflito interior…

Chegou a hora de aprendermos a segunda coisa:

”Se você se move por dinheiro… o dinheiro vai te parar…”

Ela viu quanto tempo gastou se movendo por dinheiro… tanto que perdeu a noção de valor…

”… varre (saroo) a casa e procura atentamente…” Lucas 15:8

Ela teve que “saroo” cavucar, vasculhar a casa, tirar moveis do lugar para encontrar a dracma perdida…

Existem momentos na vida que sua casa fica bagunçada, sua vida está uma desordem e nada parece dar certo… Quanto mais você tenta organizar, mas bagunçada fica…

Você ora, ora, ora e não resolve… pede orações para o ancião, para o pastor, para os amigos, e nada…

Eu gostaria de te ajudar nisto… deixa eu romancear um pouco…

Numa linda manhã, Deus – o maior artista do Universo – pegou seus pincéis, suas tintas, seus Crayons, seus lápis de cor e na sua prancheta, começou a desenhar você…

Talvez, Ele tenha usado uma potente estação gráfica e poderosos “softwares” de desenho…

Ele criou você com todas as suas características, com todas as suas particularidades e a riqueza de detalhes que só você tem… não era uma cópia… era algo original…

Depois, Ele escolheu um lugar para você nascer, uma família…  a geografia de onde você viveria era parte do plano…

E a terceira coisa deste Artista… foi desenvolver um plano para você… não podia faltar um propósito muito especial  uma criação tão especial…

A gente nasce, cresce e começa a viver na “timeline” do visível… na nossa realidade… desenvolve os nossos planos, os nossos projetos… e quando as coisas começam a dar errado, então, oramos para Deus: “Senhor, conserta meu plano, meu projeto, minha vida… me abençoa… está tudo dando errado…”

A gente se esqueceu de, antes de tudo, perguntar para o Grande Artista do Universo: “Senhor, para o que eu fui feito?! Qual o plano que Você tens para mim?!”

Deus, talvez, esteja te incomodando, te provocando com coisas, aparentemente ruins, para que você se desperte para o invisível, acima da “timeline”.

Vamos a Palavra:

“Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir…”

 “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta…”

 “Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles…”

 “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?” Mateus 6:25-34

Este é um texto muito conhecido, mas a pergunta é: Qual o segredo das aves e das flores?

A resposta é a Carteira de Identidade… Deus nos criou com uma identidade e as aves e flores não tem dificuldades em viver a sua verdadeira identidade… Ou você já viu alguma flor querendo ser elefante ou um peixe… ou, ainda, uma ave querendo ser uma cobra ou uma árvore.

No entanto, isto é um desafio para nós… o tempo todo deixamos de lado a identidade que Deus nos deu quando nos desenhou e tentamos ser felizes com qualquer outra identidade falsa.

A Palavra nos trás uma cena de um conflito de identidade:

“Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.”

“Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.”

 “Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.”

 “Tendo acabado de falar, disse a Simão: ‘Vá para onde as águas são mais fundas’, e a todos: ‘Lancem as redes para a pesca’.”

 “Simão respondeu: ‘Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes’.”

“Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se.”

Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.”

“Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: ’Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!’.”

“Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão.”

“Então Jesus disse a Simão: ’Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens’.” Lucas 5:1-10

O aparente mau dia de pesca de Pedro indicava muito mais do que seus conhecimentos de pescador e do conhecimento do Lago Genasaré, era a oportunidade do Grande Designer do Universo mostrar que Ele era, não apenas, o Criador de todas as coisas, mas que Ele tem poder sobre todas as coisas.

“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.” João 1:3

Era a oportunidade de mostrar para Pedro que quando ele foi desenhado, ele foi criado com uma identidade e um plano para sua vida.

Ele acreditava que era um bom pescador de peixes e isto poderia resolver sua vida… Mas, o plano original do Criador era que ele fosse um pescador de homens.

“Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.” Lucas 5:11

Se sua vida está bagunçada é hora de você descobrir sua identidade e o plano que Deus tem para sua vida…

Muitas vezes, após viver a identidade e o plano de Deus para nossa vida, pode ser que você se esqueça e o deixe de lado… e começa a se complicar de novo com a identidade falsa e um plano equivocado.

Aconteceu com Pedro… depois da morte de Jesus, ele estava com medo, escondido e angustiado…

“Vou pescar, disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: Nós vamos com você. Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada.”

“Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram.”

“Ele lhes perguntou: Filhos, vocês têm algo para comer? Não, responderam eles.”

“Ele disse: Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão. Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes.” João 21:1-7

Quando estamos vivendo com a identidade falsa e um plano equivocado, não conseguimos reconhecer a voz de Deus, nem temos as respostas certas para suas perguntas…

Quando Jesus encontra Pedro, então o confronta: “Você me ama?” “Cuida das minhas ovelhas?”. “Estou orando, Pedro, para você voltar a ser um pescador de homens…”

A mulher da Dracma Perdida, vasculha a casa, encontra a moeda e chama as amigas para comemorar…

“E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’.” Lucas 15:9

Agora gostaria de levar você à 4 coisas importantes neste aprendizado:

  1. Aquilo que Deus der para você, ninguém poderá tirar…

– Não insista em reter algo que é passageiro, e que Deus quer que você o solte.

  1. Sujeite se ao plano…

– Descubra o plano para o que você foi feito. Deixe os planos equivocados irem embora.

  1. Quando eu não vivo para o que eu fui desenhado… eu perco o valor.

– Não viva para as coisas.

  1. Deus fecha portas físicas, para abrir portas espirituais.

– Deus irá te provocar para que você veja sua verdadeira identidade e seu plano.

A grande pergunta de nossa vida é: “Eu fui feito pra que?!”

Moisés escreveu o Salmo 90, a partir de sua própria experiência.

Apesar de sua infância e juventude nos palácios do Egito, apesar de crescer na cultura egípcia e imaginar um futuro brilhante como um Faraó ou uma autoridade do Governo do Egito. Deus o havia criado para outra identidade e outro plano.

Foram precisos 40 anos para que ele entendesse isto…

“Então disse Deus: Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa.” Êxodo 3:5

E, nada do Egito interessava para o Plano que Deus tinha para Moisés, nem mesmo as sandálias (provavelmente, a última coisa que restava do Egito).

Com a identidade e o Plano de Deus, Moisés fez o que fez como um grande libertador do povo de Deus.

Agora você pode entender este verso:

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.” Salmos 90:12

Eu oro para que Deus declare para você, hoje, o plano para sua vida e para que você tenha fé e coragem para andar nele.

– Jonas de Souza Netto

soboasnovas
Share
This

Post a comment