O QUE VOCÊ FEZ NAS ÚLTIMAS 24 HORAS?
Já sei, você esteve muito ocupado.
– Acordou atrasado e saiu comendo qualquer coisa.
– Ficou irritado no trânsito.
– Sentou para trabalhar e nem sabia por onde começar.
– Se assustou com o saldo negativo de sua conta bancária e as contas para pagar.
– Saiu faminto para almoçar, mas não se lembra o que comeu.
– Ficou seduzido pelas ofertas na vitrine e comprometeu mais ainda sua conta do cartão de crédito.
– De volta ao trabalho, o telefone não para, reuniões intermináveis, nem deu tempo de retornar a ligação de um amigo.
– Acabou o dia, mas não trabalho. As horas passam.
– Você está exausto e se arrasta estressado para casa, lembrando das coisas que deveria ter feito e não deu tempo.
– Todos já estão dormindo e você desaba na cama para mais uma noite muito curta.
A vida moderna nos consome com muitas atividades e somos atraídos a consumir mais e mais…
O tempo escorrega como areia entre os nossos dedos… O stress é presente e a felicidade parece distante…
No entanto, o chamado de Deus para nós é para uma vida simples, sem complexidades. Ainda que a vida em si traga muitas situações complexas, a simplicidade deve nos nortear.
– A escritora Linda Breen Pierce, em seu livro Menos é Mais, escreveu: “É preciso estar disposto a abrir mão de coisas e valores e viver com o que realmente importa.”
A bíblia ensina que Jesus era uma pessoa simples e por isso Ele atingiu um alcance inimaginável. Uma simples semente detém um grande poder. Qualquer pessoa conhece a árvore da seringueira ou uma melancia, que foram geradas a partir uma semente. As sementes são geralmente pequenas, mas poderosamente produtivas. Pensando nisto, podemos entender a ação de Deus. Como Deus faz coisas grandes a partir de coisas pequenas, coisas complexas a partir de coisas simples, coisas belas a partir de coisas feias, coisas saborosas a partir de coisas sem gosto.
Quando eu penso nessas coisas, eu penso no grão de mostarda, nos lírios dos campos, na pomba, no Deus encarnado: Jesus de Nazaré, que não rejeitou o convite de Simão, o leproso, para jantar em sua casa, que jantou na casa de Zaqueu, rico cobrador de impostos, que caminhava simples pelas ruas de Jerusalém, Nazaré, Judéia, Samaria, que tocava as pessoas com simplicidade, que amava com simplicidade, que comia com simplicidade, que se alegrava e chorava com simplicidade. Por causa de dessa simplicidade ele transitava livremente entre ricos e pobres, sadios e doentes, amigos e inimigos, judeus e gentios.
Eu sei que sua vida é complexa e pode ser que ela esteja muito complicada agora. E você se vê tão embaraçado e preso a tantas coisas. Você quer se libertar, mas não sabe como fazer isso.
Veja… A eficiência de um grão, de uma semente, está na sua morte. Jesus disse: “se o grão de trigo, caindo na terra não morrer, fica só. Mas se morrer dará muito fruto” João 12:24. Simplicidade é negar a si mesmo, morrer para si e viver para Deus e para o próximo.
É hora de ouvir o Mestre da Galileia, é hora de trocar seu fardo pesado pelo fardo de Jesus que é leve.
É hora de colocar a Deus em primeiro lugar.
É hora de produzir bons frutos.
É hora de fazer tudo para a Glória de Deus.
Jonas de Souza Netto