GPS – Qual Caminho Seguir?


carro1-g-20091120-300x207

Eu, normalmente, sou um pouco perdido (ok, bastante). Chegar hoje em dia em algum lugar que fui poucas vezes sem a ajuda de um Google Maps ou um GPS, pra mim é um grande desafio. É impressionante, sem eles eu teria que perguntar a cada esquina informações para conseguir chegar!!

Daí eu lembro quando eu era criança (agora pense, eu já sou perdido hoje, imagine quando criança! Vivia me perdendo até nos corredores dos supermercados! )

Vizualize a situação. Em algum momento da minha infância meu pai estava dirigindo para algum lugar que eu desconhecia totalmente (Todos!) e, de repente, ele para o carro. Suspense paira no ar. Ele pede para minha mãe puxar um livro mágico, empoeirado e enorme do porta luvas… Sim, isso era uma Guia Quatro Rodas de Ruas!… Se você já estava perdido, Queria ver você se achar naquelas 1000 páginas, com códigos, letras, coordenadas… Um trabalhão ainda maior para se achar!

Hoje, não temos do que reclamar. A tecnologia salvou nossa vidas… Basta colocar onde você quer chegar e pronto. O GPS, com aquela voz suave (e nada irritante) te guia ao longo daquele caminho que você não conseguiria seguir sozinho (tirando as vezes que ele nos manda para a contramão ou para ruas sem saída… )

Agora, com os smartphones e o custo dos GPS ter abaixado, a coisa se popularizou ainda mais e o caminho para a rota certa está no seu bolso… Que avanço!

O Global Posiotioning System (ou Sistema de Posicionamento Global) é um sistema que consegue prover a localização de uma pessoa em qualquer lugar do mundo com a utilização de satélites que ficam orbitando ao redor da Terra. Que descoberta maravilhosa foi essa!

Mas você já se observou que muitos dos homens são relutantes quanto a pedir informações? Eles se orgulham de poder chegar a um destino sem a ajuda de ninguém – seja homem, seja tecnologia. Para mim, isso não faz muito sentido. Se o seu inteção é chegar a um lugar, por que não tentar conhecer a melhor e mais eficiente rota?

Mas agora pare para pensar comigo. E se houvesse um GPS disponível para traçar a rota por esse duro e imprevisível caminho da nossa vida diária? Um dispositivo que nos ajudaria a sempre seguir o melhor caminho?

Como confiar e descansar nELE? Será que devo fazer isso ou aquilo? Como consigo arranjar tempo para Deus nessa rotina caótica que levo? Estou cansado, como arrumar forças? Como não deixar ser levado pelas luzes do mundo? Quero falar de Jesus para as outras pessoas, mas como?

Na verdade, já existe um “dispositivo” assim. Nós o conhecemos com o nome de Bíblia. Também podemos chamá-la de GPS – God’s Positioning System (Sistema de Posicionamento de Deus!). Deixe-me explicar melhor como ele funciona:

Confie no “navegador:

Quando usamos um GPS num carro, ele nos serve melhor quando confiamos nas informações para nos guiar ao nosso destino. Deus quer ser o nosso navegador na travessia da vida. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3:5-6).

Esteja disposto a mudar de direção.

Quando usamos um GPS no carro, se fizermos uma conversão incorreta vamos ouvi-lo dizer: “recalculando”. Ele então vai revisar as informações para nos manter no rumo do nosso destino. De modo similar, se estivermos dispostos a confiar em Deus, Ele irá redirecionar a nossa vida, corrigir nossas decisões e ajustar nossos planos para que assim possamos atingir nossas metas e objetivos. “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16:9).

Permaneça confiante mesmo quando o caminho for desconhecido.

Quando dirigimos um carro e confiamos em seu GPS há momentos em que perguntamos: “Esta direção está certa?” Geralmente, deixar de confiar no GPS e começar a confiar em nosso próprio julgamento e intuição ocorre quando estamos em dificuldade e nos sentimos perdidos, longe de onde queríamos estar. Por isso é importante confiar na sabedoria e orientação de Deus. “’Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jeremias 29:11).

Como você está viajando através da vida hoje?

Espero que durante essa semana você deixe Deus te mostrar o melhor caminho. Você não vai se arrepender.

Yuri Rosembaum

 

soboasnovas
Share
This

Post a comment