Desculpe se entristeci você

Os cientistas e terapeutas afirmam que a tristeza é um sentimento comum e benéfico para o ser humano. Evitá-la por meio de drogas e tratamentos pode não ser uma boa ideia.

menina

Os diálogos entre pessoas que se amam são permeados por palavras muitas vezes alegres, mas algumas vezes tristes. Os ajustes e as mudanças requerem palavras duras.

2

O apóstolo Paulo expressou isto aos seus irmãos da Igreja de Coríntios em sua segunda carta:
“… percebi que a minha carta os entristeceu, ainda que por pouco tempo…” (2 Coríntios 7:8)
Com aqueles a quem amamos, precisamos ser sinceros com amor. Mesmo que doa, vale a pena conversar sobre o que nos incomoda e sobre as coisas que são verdadeiras.

3

Mas, o mais importante é sermos receptivos para ouvir as advertências e considerações sobre nossa conduta e estarmos dispostos a corrigir o que for preciso.
Eu tive um problema com um primo meu. O fato ocorreu num ambiente de trabalho onde houve uma séria quebra de confiança. Foi uma grande decepção para mim e tive muitas perdas financeiras por causa disto.
Passou o tempo e, após uma longa separação, a mágoa no meu coração acabou. Mas, nós não nos reencontramos de novo.
Um dia, um membro de nossa família faleceu. Eu estava no funeral e ele também. Ele ficou perto de mim o tempo todo. Conversamos rapidamente sobre muitas coisas. Mas, eu sentia que ele queria dizer algo e não conseguia.
No final do funeral eu me dirigi para o carro e ele veio junto falando de algumas coisas de sua vida, mas ele não conseguia falar do que estava no seu coração. Nos despedimos e, quando fui abrir a porta do carro, senti algo forte no coração. O Espírito Santo estava me tocando para ir além. E eu permiti.
Virei e olhei, ele já estava de costas voltando. Então, eu o chamei e disse para ele:

4

– O que aconteceu entre nós me magoou muito, mas agora isto é coisa do passado…
Eu estava olhando nos olhos dele e via a sua dor. Então complementei:
– Olha, não sei se isto é importante para você, mas eu já perdoei você…

5

Nos abraçamos longamente e as lágrimas foram inevitáveis.
Na experiência do apostolo Paulo com seus irmãos da Igreja de Coríntios, ele sabia que sua advertência os entristeceram, mas o amor incluso em suas palavras tinham um objetivo que ele expressou no final do verso:
“… Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento.” (2 Coríntios 7:8)
Ainda posso sentir a minha mão tocando a porta do carro, no final daquele funeral, e o Espírito Santo tocando meu ombro e mexendo com meu duro coração.
Aquele foi um grande momento da minha vida. Um momento de entristecer, perdoar e depois se alegrar.

6.

O salmista foi sábio em dizer:
“… O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria.” (Salmo 30:5)
O fato de errar não torna ninguém menos digno do que ninguém. Todos temos nossas falhas.
O conhecimento da palavra é importante, mas não é tudo. Devemos aprender olhar para os outros, até para aqueles que têm nos ofendido, com a mesma compaixão, amor e bondade que Jesus demonstrou quando olhou para os pecadores. Ele queria salvar todos.
Como o apóstolo Paulo disse:
“Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros.” (Romanos 15:14)

– Jonas de Souza Netto

soboasnovas
Share
This

Post a comment