A PRORROGAÇÃO DO JOGO DA VIDA

Jesus, um dia em seu Ministério na Terra, chegou e disse: “Alguém aí quer me acompanhar?”

figura1

Possivelmente, muitos levantaram a mão e outros gritaram: “Eu, eu…”

Então Jesus continua: “… para me acompanhar é necessário negar a si mesmo e tomar a cada dia sua cruz e assim você poderá me seguir. Pois, para ganhar sua vida você precisa perdê-la…”

Imagine um jogo de futebol… Não é um jogo qualquer… É uma final de campeonato… Estádio lotado… O placar é um sofrível 4×0 para o adversário… É algo inacreditável, por que seu time é o melhor da temporada, tem os melhores jogadores e estava invicto até então…A torcida chora desiludida… E para piorar as coisas você olha para o placar eletrônico e vê o tempo se esvaindo, quase 45 minutos do segundo tempo…

figura2

O jogo da vida, na perspectiva de Deus,é diferente. Para ganhar o jogo é preciso perder. Como assim?

Nós nos iludimos muitas vezes sobre o que significa o que é a salvação e que só pode ser provida pela graça. Na realidade, a vida cristã não é uma jornada de vitórias humanas.

Jesus nos convida para “negar a si mesmo”:oferecer o outro lado da face, perdoar e amar os nossos inimigos, bendizer os que nos maldizem, fazer bem aos que nos odeiam e orar pelos que nos maltratam e nos perseguem.

Entendida pelo apóstolo Paulo, nestas palavras: “… e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim…” Gl 2:20

figura3

E “tomar a sua cruz diariamente”: amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como Cristo nos amou, se necessário, dar a sua vida por Ele.

Conforme, Ele mesmo disse: “Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.” Lc 14:33

Imagine que fosse possível interromper aquela partida de futebol e pedir um tempo…

O técnico do seu time foi embora decepcionado e um novo técnico aparece: Jesus. Ele reúne os jogadores, visivelmente derrotados e cansados, e anuncia que haverá uma prorrogação… E pergunta: “Vocês querem ganhar o jogo?”

Os jogadores cabisbaixos levantam os olhos, espantados: “Isto é impossível!”

Então, o Mestre apresenta sua estratégia: “Se você quer ganhar o jogo, tire a camiseta que tem o seu número e o seu nome e coloque esta camiseta branca sem nada escrito… Esqueça suas qualificações, tire sua chuteira, pegue esta mochila, coloque nos ombros e vamos para o jogo…”

Parece uma estratégia maluca: Sem uniforme, sem equipamentos e, ainda, com uma mochila pesada nas costas… Como pode ser isso?!

E, Ele complementa: “Venha comigo, Eu vou jogar… Eu irei na frente…”

figura4

A primeira vitória do cristão é perder… Perder a sua vida para ganhar a vida eterna. Ser salvo de si mesmo para ganhar a salvação.

No jogo da graça, Jesus nos dá a possibilidade de uma prorrogação.

Por que Jesus é que é a vitória!

figura5

E do outro lado, tem uma torcida expectante e pronta para explodir…

figura6

São os anjos esperando o fim do jogo.

– Jonas de Souza Netto

soboasnovas
Share
This

Post a comment