A VERDADE SOBRE PAZ, VITÓRIA E FELICIDADE

Existe uma corrente mentirosa sobre paz, vitória e felicidade na vida das pessoas. Estas mentiras têm levado muitas pessoas, inclusive os Cristãos, a acreditarem em conceitos errados disseminados por filosofias provindas de culturas que foram surgindo ao longo dos séculos.

01

 

Não há nada errado no fato de que as pessoas desejem obter a Paz, conquistar Vitórias e buscar a Felicidade. O problema está no nível ou melhor no significado real destas coisas para a vida de cada um em suajornada aqui na terra.

Somos levados a acreditar que paz, vitória e felicidade podem ser conquistadas e podemos tomar posse delas efetivamente.

Jesus trouxe uma quebra de paradigma dos conceitos de Paz, Vitória e Felicidade. Suas palavras, sempre certeiras, abriram um novo caminho para entender cada uma delas.

02

Enquanto o mundo prega o estabelecimento de uma Paz duradoura e, como sabemos, justifica suas guerras para obtê-la. E quer acabar com a violência, usando armas e confrontos e atropelando os direitos humanos. Vemos como resultados guerras intermináveis e a proliferação de mais violência.

O Mestre, ao ensinar seus discípulos, disse: “Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim para fazer que o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem serão os da sua própria família”. (Mateus 10:34-36)

E, acrescentou: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33). E disse, também: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo”. (João 14:27)

03

 

Enquanto a vitória é o grande produto da indústria da “autoajuda”, que ensina que para ser um vitorioso é só uma questão de se escolher uma boa receita e colocá-la em prática. As pessoas passam a acreditar na mentira que se pode ganhar sempre, mas isto não existe.

Em suas palavras, o Mestre, afirma que a vitória do Cristão é outra coisa: “… Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?…” Mateus 16:24-26

Portanto, “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 João 5:4)

04

Assim, também, a ideia da Felicidade, surgida a partir das filosofias gregas, é definida pelo prazer da conquista do status e suficiência das coisas. Na sociedade moderna, poderíamos resumir felicidade no poder da conquista e da compra das coisas e na autossuficiência.

Mas, Jesus traçou um tratado sobre o que é a felicidade, que o apóstolo Mateus escreveu no capítulo 5 de seu evangelho:
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.” Mateus 5:3-11

Resumindo: “… feliz é aquele que confia no Senhor.” (Provérbios 16:20)

Notadamente, a paz, a vitória e a felicidade plena e duradoura é o presente que Jesus prometeu e está nos preparando – “… Eu vou vos preparar um lugar…” (João 14:3), onde “… Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor…” (Apocalipse 21:4) – não é uma conquista nossa e nem para este mundo.

Por enquanto, devemos seguir na fé e na esperança: “… que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia…” (Salmos 33:18)

– Jonas de Souza Netto

soboasnovas
Share
This

Post a comment