“E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” Mateus 9:35
As vezes nos iludimos com a ideia que o ministério de Jesus se resumia em ser um andarilho por campos, vales e montanhas conversando e cantando hinos com os discípulos.
No entanto, ao atentar aos detalhes dos evangelhos, podemos observar um ministério voltado às cidades e comunidades. O ministério de Jesus foi um ministério de missões urbanas, convivendo com diferenças culturais.
Jesus visitou mais de 15 cidades e comunidades: Nazaré, Jerusalém, Cana da Galiléia, Monte Tabor, Naim, Tiberíades, Cafarnaum, Monte das Bem-aventuranças, Belém, Betânia, Sicar, Betsaida, Corazim, Tiro e Sidom, Emaús, Jericó,Cesaréia de Felipe. E até morou em algumas delas.
“[Jesus] voltou para a Galiléia e, deixando nazaré, foi morar em Cafarnaum, à beira-mar, nos confins de Zabulon e Neftali.” Mateus 4:12-13
As comunidades era o desafio e alvo do Mestre. Ele ia ao encontro das pessoas e sabia de suas necessidades.
“Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.” Lucas 5:32
Ele entendia seu sofrimento e oferecia a cura:
“… Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes.” Mateus 9:12
Jesus imergia na vida das pessoas nas cidades, trazendo esperança:
“Achando-se Jesus à mesa na casa de Levi, estavam juntamente com ele e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores…” Marcos 2:15
As cidades são lugares de incríveis contrastes: Riqueza e pobreza, prazeres e solidão, alegria e tristeza, oportunidades e injustiças, hospitais e violência.
Jesus enfrentou suas fraquezas:
[Nazaré] “Levantaram-se, expulsaram-no [Jesus] da cidade…” Lucas 4:29
“Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! … E tu Cafarnaum…” Lucas 10:13-14
[Jerusalém] “Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.” Mateus 24:1-2
E, sobre elas,expressou seus mais profundos sentimentos:
“Quando Se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela.” Lucas 19:41
Como no tempo de Jesus, o grande desafio do discípulo de hoje é evangelizar as cidades e as comunidades – as missões urbanas– e os evangelhos nos proporcionam uma grande fonte para aprendermos como enfrentar este desafio, entendendo e respeitando suas culturas, mas apresentando a única esperança para seus conflitos e sofrimentos: Jesus.
O discípulo moderno deve ir “… àtodos os lugares” (Mc 16:15), movido pela compaixão que o Mestre nos ensinou:
“Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que eles estão comigo, e não têm o que comer.” Marcos 8:2
Pois, Ele “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2:4). Ele é “paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”(2Pe 3:9).
– Jonas de Souza Netto